segunda-feira, 27 de maio de 2013


Numa tarde de sábado .....

Da árvore que agoniza , corujas observam o hoje asfalto, que outrora fora mar. Para elas só restou o cepo. 
 

 

 
 
 
 Como que ensaiando, um anônimo pedala, onde amanhã  estarão   homens e mulheres,  desafiando seus limites,  se pondo a prova, e medindo sua capacidade de resistir. Seres  feitos de “ferro”.
 
 
  A poucos metros , homens simples,  tiram seu sustento  executando  uma tarefa  rudimentar da atividade humana, a cata do berbigão. A mesma que,  provavelmente, Dias Velho presenciou os indígenas realizarem  ao aportar nesta ilha, a qual chamou Nossa Senhora do Desterro.

                Do outro lado, máquinas trabalham em ritmo acelerado, duplicando estradas, construindo acessos, com o intuito de destravar o trânsito, que irracionalmente o homem fez assim, colocando em risco a existência das corujas, a sobrevivência dos catadores, em nome do progresso. Inexoravelmente isto vai acontecer e todos ficarão satisfeitos, livres das intermináveis filas.


 
              



 

Do lado de cá, estamos nós, sob o olhar desconfiado das corujas, e dos catadores, procurando registrar tudo o que,  no amanhã, não mais poderemos ver. Por isto a importância da fotografia.  Sorte da lua, que de tão longe, e árida, não possui engarrafamento ... Ainda.


 

domingo, 26 de maio de 2013

Dia de Mangue e de Lua Cheia

Enquanto Ronaldo não parte para a Espanha, faz fotos que nos animam, no mangue, na praia, à Luz da Lua Cheia...


Grupo querido que fica inventando coisa e mais coisa para se encontrar e fotografar.... Até terça, na reunião, mil fotos vão rolar!!!
Em tempo, uma da costeira...




sábado, 25 de maio de 2013

Mangue, Corujas e Lua cheia.....

Mara e eu estamos sentadas dentro do carro até que Ronaldo chega,
uma cena misteriosa acontece.

Ronaldo não está reconhecendo nosso carro? Ao chegar perto de nós ele baixa o vidro  do seu carro e diz: "puxando um fumo, é!"

Adivinha o que aconteceu......
Mara e eu caímos na gargalhada, após uma brincadeira ficamos mal faladas, hehehehehehheeh

Enquanto a gente esperava, fomos fotografar um pouco por aí, infelizmente a maré estava alta, por isso não tinha aves perto da água. Mas um lindo cachorro de rua posou para minhas lentes enquanto esperávamos os outros.










Eu tinha combinado de me encontrar com uns amigos, para que eu pudesse dar uma olhada no lindo Rottweiler que eles tem.


Após um tempinho, nossas queridas companheiras Jacira e Juvita chegaram, e Ronaldo descobriu duas Corujas. Elas já se tornaram nossas modelos. O que vocês acham delas?





Enfim o grupo estava completo e fomos em direção Aeroporto, para fotografar o mangue.
Infelizmente, não foi possível fotografar-lo devido a alta da maré, mas mesmo assim conseguimos fotografar algo.




Como estava ainda cedo, foi decidido que iríamos ao Campeche fotografar a Lua cheia.



Vocês nem imaginam a palhaçada que alguns de nós fizemos enquanto estávamos sentados aguardando a Lua nascer, eu já nem acreditava que iriamos vê-la.

E não é que ela apareceu!!! Mas hoje ela estava de vestido novo!
Minhas fotos não ficaram do jeito que eu queria, mas pelo menos da para ver o novo vestido dela, hehehehe




Mal posso esperar nossa reunião de terça feira, quero muito ver o resultado de meus companheiros....










quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um dia Frio...

Águas límpidas, musgos, neblina, delicadeza...
Frio intenso, amigos, risadaria, e mais a força incrível da imensidão dos rochedos.
Isso, Urubici...





segunda-feira, 20 de maio de 2013


    Urubici

Conta a lenda que uma índia de uma expedição indígena teria alertado o líder de nome “Bici” sobre a presença deum  pássaro de nome “Uru” com habitat na região. E assim se compôs o nome do local, que mais tarde seria a cidade. Outra versão diz que Urubici é a designação, na língua tupi-guarani, de um pássaro (Uru) lustroso (bici), muito comum por ali. Tenta-se explicar, desta maneira, o nome hoje conhecido. Fato é que esta mesma cidade, cujo nome tem sua origem nos povos que antecederam  aos colonizadores,  representa, um dos mais belos panoramas naturais de Santa Catarina, digno de uma expedição fotográfica.
 
             Foi com este intuito que “subimos a serra”, como costumamos dizer por aqui, onde as temperaturas de 28 ou 30 graus na partida, despencam  para a casa próxima do zero, em questão de duas horas de viagem, ou 150 km de distância. Assim é a serra catarinense, que tem em Urubici uma de suas máximas expressões.

Mas o clima ali nesta época do ano, entrada de inverno, muitas vezes é adverso, e força o fotógrafo a se desdobrar, para realizar seu trabalho. A forte neblina que a caracteriza, quando manifestada na sua plenitude  “ apaga o sol”, dando às paisagens um clima de mistério, e desafia o fotógrafo no seu intento, fazendo-o   repensar sua proposta inicial.

E assim foi. De uma tarde, com alguns lampejos de sol da sexta-feira, onde consegui fotografar a bela paisagem do Morro da Igreja no alto de seus 1822 metros de altura (ponto mais elevado do Estado de Santa Catarina) com sua vista para a “pedra furada” (alguns a chamam de “janela furada”), passamos o sábado e domingo em busca de temas compatíveis com o clima e a luz predominante.


 

 
Uma  sapecada de pinhão sob a copa de uma milenar araucária, salvaram o  dia do sábado. 

Já no domingo me contentei com um galo e algumas galinhas de angola, que passeavam desprevenidos no pátio de nosso galpão- alojamento. Mesmo assim, fizemos a festa.

DESTINO URUBICI



          Estou há dez anos de volta ao Brasil e nesses anos todos eu queria ir a Urubici, só que nunca fui, ai em uma de nossas reuniões foi combinado que iríamos passar um fim de semana em Urubici. Maravilha, chegou a hora de eu ir!!!

          Estávamos negociando com um amigo do Ronaldo para ficarmos na Pousada dele, infelizmente não iria dar, a estrada daPousada estava em reforma e não iria ficar pronta para nos acolher, sniffff nada de saída para Urubici!!!

          Aí uma luz no final do túnel levantou nossa moral, Silvia nos comunicou que tem uma amiga que tem uma Pousada em Urubici. O tempo estava correndo, Silvia iniciou no dia seguinte as negociações com a amiga, e não é que deu tudo certo! Nossa nova Pousada: “Guardião da Montanha” estava esperando por nós. (www.guardiaodamontanha.com.br)
foto do site da pousada
          A gente tinha uma semana para nos organizarmos, infelizmente não dava para fazer uma reunião antes de partir, Ronaldo estava viajando, e nós outros estávamos trabalhando, então a tecnologia nos ajudou, foi tudo por e-mail resolvido!

          Sexta, 17 de Maio de 2013 acordei ansiosa, por mim eu já iria de manhã, mas não dava eu tinha que trabalhar, e os meus parceiros também.Como combinado cheguei as 14hs na casa da Mara e logo em seguida a Silvia chegou, agora era ajeitar as malas, mochilas, sacolas e bugigangas no porta malas, tudo no seu devido lugar e dando partida no motor, e a viagem com destino a Urubici, iniciou!
          Papo vai papo vem, dicas de fotografia rolando no interior do carro e naturalmente música no background, tadinha da Mara, teve que ouvir músicas que não eram do estilo dela....

          A caminho de Urubici encontramos nossos parceiros, e após quilômetros e quilômetros a merecida parada para um pequeno lanche chegou. Não queríamos ficar muito tempo, já estava escurecendo, e logo entramos na escuridão com neblina, ai ai ai , será que vamos achar a Pousada? Mas claro que sim, com as dicas da Silvia chegamos ao nosso destino sem nos perdermos.
          Ronaldo e Claudete estavam esperando por nós, logo levamos nossas bagagens para nosso quarto comunitário e em seguida nosso amigão Jaison iniciou a culinária e nós outros a degustação dos vinhos, hehehehe

foto tirada por Samy Rychen, tratada por Jaison James
          Por volta das 21hs um jantar maravilhoso nos foi servido, carne ao molho de funghi secchi com fettuccine!
          A hora de todos dormir chegou, foi uma noite inquieta, poucos conseguiram dormir direito e o despertador tocou as 5:45hs. Eu já levantei as 5hs e ajudei o Ronaldo a preparar o café da manhã, bem nutridos pegamos o caminho para nosso dia fotográfico!
 
foto by Jaison James
          Primeiro destino, Morro da Igreja, chegando lá que decepção, neblina grossa, portão fechado e muito frio, decidimos  voltar mais tarde. Enquanto isso fomos fotografar a Cachoeira Véu de Noiva, ela estava com pouca água mas deu para fotografar.



         Voltamos ao Morro da Igreja e não é que deu para fotografar a Pedra Furada!!!
Eis o resultado:


          Em seguida fomos fotografar a Serra do Corvo Branco, e eu falava Serra do Urubu Branco até eu levar uma bronca do meu filho, heheheheh. Aqui umas fotos de um lugar misterioso e interessante.


 
foto by Khaled
foto by Khaled











           
          Após o almoço fomos fotografar o maiores Pinheiro do Brasil.
  
          

foto by Jaison James
          Para chegar até ele, tivemos que enfrentar uma trilha de + / - 40min. Valeu a pena, nessa trilha tivemos companheiros:




foto by Khaled











      

          No local foi feito uma sapecada.
Na volta Mara e Juju colheram Marcela para o chá digestível, necessário após muitos vinhos, hehehehe
foto by Jaison James
           Na pousada Mara iniciou a culinária da noite, uma maravilhosa sopa de Agnolini, auxiliar Silvia e minha pequena importância, hahahaha
           Mas antes da janta tivemos o prazer de assistir a um maravilhoso Show de nossa fotógrafa mirim Juju, foi nota 1000!!!
foto by Jaison James

          No domingo, Jaison e eu saímos para fotografar os cavalos antes de voltarmos para Florianópolis, não é que Bob, nosso amigo, deu um show para nós fotografarmos ele! Logo em seguida Mara e Silvia se juntaram a nós para fotografar o BOB, foi muito bom!













    













          Chegou a hora de voltarmos para Floripa, Sniffff!
 


foto de despedida de um fim de semana maravilhoso, foto by Preto, instruções Jaison James

          Graças a Deus, todos chegaram bem em suas casas, mas tenho certeza de que cada um estava com um pedaço do coração triste por que o tempo passou rápido demais, a vontade era de ficar uma semana fotografando, ainda mais com um grupo maravilhoso como este!
                             Urubici, nos aguarde, logo estaremos de volta!!!!