quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ação e Intenção

Existe uma profunda diferença na Fotografia, como em todo o resto, entre a ação e a intenção.
De boas intenções, aliás, diz-se que o inferno está cheio. De más fotografias, também.
Fotografar palco oferece inúmeras dificuldades: a luz instável é a principal, onde nunca, de forma alguma, poderemos lançar mão de flashes. Aliás, espetáculos de dança e de teatro são especilamente mal iluminados (do ponto de vista de intensidade). Isto por que os efeitos de luz focal específica geram bons resultados para quem está vendo, os espectadores. Mas nós, fotógrafos e fotógrafas, somos os intermediários. Nós vemos e precisamos 'dar a ver' a cena. E temos que refletir: o que fazer para conseguir boas fotos...?

A fotografia pede que você conheça o assunto. Ou seja, se o assunto é futebol, saiba o que rola quando acontece o gol. E sobre o momento que o precede, e sobre os detalhes plásticos do espetáculo. Levei quase um ano para conseguir fotos de Hóquei sobre patins, por exemplo.
Temos que ainda conhecer o local, as possibilidades de posicionamento, a luz utilizada.

E o equipamento...
Precisamos de uma tele, ainda que não muito longa. Eu trabalhei com uma 200mm,  abertura 2.8. E um iso alto, pois o importante aí é o registro da imagem. Imagem toda certinha é para estúdio, muita luz controlada...

Finalmente, podemos pensar em duas vertentes de produção de imagem: quem encomendou a imagem e a imagem pessoal, criativa. Se é necessário entregar o material, as fotos não precisam ser exatamente 'previsíveis', mas têm que ter nitidez. E, quem posou, afinal, quer ver a sua cara.


Mas se o trabalho é seu, autoral, você pode dar a sua cara, sua assinatura, e registrar as coisas que mais lhe impressionam (e fotografia nada mais é do que a imagem impressionada). Daí, a viagem é sua...






terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A noite no teatro


Com uma boa câmera mas com um ISO baixo e com uma lente escura não há quem consiga fotografar com uma luz bem baixa como foi ontem a noite de dança no Teatro Álvaro de Carvalho.
Confesso que pra mim foi muito difícil conseguir "aquela foto", a frustração foi aliviada pela beleza das bailarinas e do espetáculo em si, E para o aprendizado constante que é a fotografia valeu mais inda, sem contar que depois fomos saborear um delicioso nhoque numa cantina que não lembro o nome! Mara fez falta,
mas depois de ter feito a "foto da noite" saiu mais cedo toda contente.
Lamentamos também a falta de Jacira e Juvita,... é... Nelson também.
OBS: Amigos, esse vício de fotografar todo dia já está me deixando preocupado..... hehehehehe

Fotografia e dança combinação perfeita

















Luz,
Vermelha, amarela, azul, verde, branca...
Pouca, muita
Levanta iso, baixa iso e como fica o balanço de branco?
Eles estão se movendo às vezes rápido às vezes param
Tem muito ruído, então diminui, aumenta, muda vira
Busca o melhor lugar, melhor ângulo
O que fazer agora?
Aperte, é o seu momento, é o famoso instante
Vá faça
Resultados é o que se busca e de preferência perfeitos.
Mas se não for, não importa, pode cair no conceitual.




Noite iluminada para o fotomotriz, dança, luz , parceiros, valeu!

Por que tudo acaba em pizza

Domingo, dia 12.
Parece que o ano nunca acaba para um grupo como o nosso. Em noite de pizza e amigo secreto, a troca de lembranças e designações diz mais um pouco mais de cada um, coisas que já sabíamos e que acabamos morrendo de rir: As produções de Jaison, a poesia das Meninas, a engenhosidade de Nelson, a busca pelo saber da Lu, o carinho do Wal e até o porta retrato vazio do Eduardo. E tem eu, sempre querendo: vejam suas fotos, olhem suas fotos, busquem grandes imagens.
Amigos são como a vida, uns dias silêncio, uns dias confusão, uns dias obra de arte, noutras rabisco. Imagens que se sucedem, nunca iguais, ou, como diz lá no I Ching:
'sempre a primavera, nunca as mesmas flores.'
Beijos e uma fotografia.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Câmeras em Ação

Nossa querida Mara fazendo mais uma linda foto em nosso vagão exclusivo, um passeio inesquecível que rendeu maravilhosas fotos, amigos, vocês não imaginam a felicidade que tenho em participar desse grupo!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Serra Acima...

Curitiba de volta e histórias e fotografias para contar. Da diversão da pequena Júlia, que temos o gosto de crescê-la entre nós, dos 13 túneis, das propriedades à beira da estrada de ferro e do muito lixo abandonado. A pizza à noite e muita conversa, poir enquanto as fotos ainda não existem, tudo podemos. A aventura é como um pós jogo de futebol, uma pelada, e contamos histórias acontecidas e desejadas, e depois haverá reunião e daremos conta de mostrar. Voltamos ao 'Mostre-Conte', que foi bom e sempre será.
Lu pediu, fez birra na negativa de Leandro, que enfim concordou: um vagão só para o Fotomotriz montar e contar suas histórias de Luz. Foi o que fizemos, e trouxemos ouro em cor.

Estas são umas fotografias que colhi aqui e ali. Beijos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Serra Abaixo

Antes de mais nada, vamos às publicações de emails do meu povo:
"...com certeza absoluta o melhor final de
semana deste ano pra mim e tb um dos melhores da minha vida, pois
passar o find  junto com minhas princesas e ainda fotografando com
pessoas maravilhosas como: Jacira, Luciane, Waldrefo e  Mara é um
prazer inenarravél, não tenho palavras para agradecer a parceria de
todos, amigos... vocês não sabem o bem que me fazem!!!" (Jaison)

"...tive um dos melhores finais de semana deste ano.
agradeço a todos que compartilharam comigo e que me fizeram feliz
bjs a todos
Espero outros dias iguais a esse." (Lu)


Estas duas fotografias, feitas pelo Jaison, mostram que tivemos um vagão TODINHO para nós...
Lu, com justo discurso de jornalista, mostrou ao condutor a relevância do nosso trabalho para o Expresso Serra Verde, que nos brindou com sua compreensão e colaboração - e com o vagão...
Já conto esta história...

PS, não esqueçam que as notícias anteriores permanecem no blog http://www.diariosdefotomotriz2.blogspot.com/