segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como fotografar Aves



Ao fotografar aves na natureza, devemos considerar alguns fatores.
Não falarei aqui de uma boa luz, um bom fundo, um bom recorte (enquadramento), por serem indispensáveis às fotografias em geral. Falarei das aves, especificamente.
As aves na natureza são ariscas e guardam um território. Vamos espreitando a ave sabendo que ela também nos observa. Ela só voará quando se sentir ameaçada, e isto acontece quando invadimos o seu espaço de segurança. Cada ave tem o seu limite, por isto, após escolhermos uma boa teleobjetiva (entre 200mm e 500mm é suficiente) iniciamos a aproximação, o mais abaixados que conseguirmos e com passos bem lentos. Quando temos um enquadramento que nos pareça razoável, clicamos. É a garantia de 'alguma fotografia'. Em seguida, nos aproximamos mais um tanto e clicamos. No caso da curuja, quando ela se sente ameaçada - e vai voar em seguida - , ela emite um silvo e ouriça um pouco suas penas. Também faz um pequeno gesto com o corpo, como quem vai debandar. Clicamos. Ousamos mais uma aproximação, até que ela se vá.
Convém estarmos com o foco bem resolvido, para que quando ela voe, ainda possamos fotografar. Aves em vôo dão belas fotografias.
Conhecer os hábitos dos animais nos ajuda muito. A coruja, por exemplo, sabemos que ela não pretende voar para muito longe do ninho, que é um buraco no chão. Geralmente, quando está em uma cerca, se deslocará para o próximo moeirão. Se ela está no ninho, uma boa possibilidade de fotografia é o momento em que ela espia ou sai da sua 'toca'.
A fotografia simples, bem focada, com boa luz sempre é bem vinda. Já os perfeccionistas, procuramos a fotografia com penas eriçadas, animal sinalizando perigo, vôo, tudo o que nos parecer inusitado.
Na foto abaixo, gostei do momento em que as penas voaram com o vento Sul que entrava, e também pode-se notar riscos ao fundo: sim, é chuva!
Nunca devemos nos esquecer do profundo respeito por todas as criaturas da natureza, seja ela pássaro ou pedra, pessoa ou riacho. Então, faça a sua foto e 'caia fora', sem estressar o animal. Ali, você é um estranho no ninho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário