domingo, 10 de abril de 2011

Diários de Fotomotriz

Fotografias da terceira saída do Grupo Fotomotriz em 2011.
Tomadas da Praia da Armação, Matadeiro e da paradisíaca Ilha do Campeche.


No ano passado, fizemos nossos diários fotográficos, que devem ser em breve publicados sob forma de exposição fotográfica, em Florianópolis e Curitiba.
O projeto deste ano, após saídas, reuniões e estudos, é algo precioso que resultará em um rico material sobre Florianópolis. Por ser um tema tão explorado, viremos com novidades.
Mas, como o Grupo toma decisões e fotografias?
Nos encontramos duas vezes ao mês, a primeira, durante a semana, para combinar a próxima saída, que é pensada de acordo com a estação do ano, conveniência, disponibilidade e sempre contando com um tempo iluminado, pois fotografia em Florianópolis, coisa que parece tão fácil, não é não (S. Pedro não deixa, não...). Há chuvas constantes e em vários momentos do dia.
(Pausa  para o cafezinho, mas se tiver festa, tem que ser champagne..... Bem melhor, pois há um consenso no grupo de que eu não sei fazer café...)
Há um calendário pré-fixado no início do ano, mas as datas podem ser alteradas.
Logo no sábado, saímos em busca da Imagem Perfeita.
Em geral, e entre oito fotógrafos, precisamos apenas de duas ou três tomadas muito boas. Mas a fotografia não se dá facilmente, principalmente se a exigência for grande - e é.
Na próxima quinzena, já é tempo de um novo encontro, onde cada um traz cinco fotografias, ampliadas em papel fotográfico, que considera excelentes. É raro que alguém não as traga, mas também acontece de muitas vezes apenas não gostarmos do material produzido e trazermos uma só fotografia, ou duas...
Comentamos as fotografias, elogiamos ou calamos, e partimos para novas buscas. Nas saídas, aprendemos com a luz, com o tempo e com as formas, mas o principal, aprendemos com nossos amigos.
Há 15 anos dando aulas de fotografia, nunca fiz uma saída sem aprender alguma coisa.
O acervo vai aumentando, até que o ciclo se complete e chegue a hora das imagens irem, novamente, para a rua.
Ser vista é o destino de toda imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário